terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Azul profundo

Estamos no segundo roteiro, o azul, e quebrando a cabeça no que parece ser o roteiro mais difícil (ou tenhamos dado a ele esta responsabilidade). Produzimos muito material, o que é ótimo no que trata de conteúdo, e bastante complicado na hora de selecionar, recortar, colar e re-fazer. Mas, na minha opinião bem particular, conseguimos o mais complicado, dar uma cara bem específica a este roteiro, uma estrutura e linguagem própria.
Como a parte de produzir e discutir linguagem nos tomou bastante tempo, ainda estamos no início da formatação do texto final. Mas acredito que as coisas podem começar a caminhar mais rápido no ensaio de hoje.
Paralelamente, estamos ouvindo opiniões e reflexões sobre o roteiro vermelho. Algumas coisas ainda estão em aberto nele.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Bela Adormecida da Avó Grimm


Granny O Grimm's Sleeping Beauty
O Curta está concorrendo ao Oscar de curtametragem de animação
O proprio titulo sugere o que vamos ver, A Bela Adormecida da Vovó Grimm. Uma velhinha aparentemente doce conta a história da Bela Adormecida do ponto de vista da fada mais velha, que procura vingar-se por não ter sido convidada para o baptismo real com as fadas mais belas e mais novas, ainda cheias de vigor.
Nicky Phelan
Irlanda / Ireland [2008]
duração: 00:05:00
Argumento: Kathleen O’Rourke
Com: Kathleen O’Rourke  
produção: Brown Bag Films
 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Do segundo dia de criação dramatúrgica

Ontem, repetimos o processo do primeiro dia. Estamos nos focando no texto do roteiro vermelho, porque os próximos serão feitos em relação a ele.
Parece mágica, a criação está muito frutífera. Claro que, em seguida, vem a fase de por em teste, de ver segundas, e até sextas, opiniões e ainda de ver como tudo isso funciona na voz. Vai ser importante testá-lo com alguém que não conhece nada sobre a peça, porque precisamos saber até que ponto a subjetividade pode atrapalhar a compreensão objetiva do que se passa na rua.
Esta é a fase do frio na barriga, de pensar que você pode estar achando tudo ótimo por pura inocência, que logo você vai ouvir o quão frágil ou tosco está tudo isso. Na criação, é sempre este o risco que se corre.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Início da construção do texto

A tentativa ao começar escrever o texto da narração em off da caixa foi, como exercício, ser o mais objetivo possível, como se a narração fosse uma grande rubrica. Mas tudo caminhou, mais uma vez, mais rápido do que imaginávamos e pulamos para a próxima fase de forma natural. Ou seja, o texto já está sendo escrito no formato final.
Dentro deste formato acabado, tivemos que decidir os pontos de referências para os locais das ações. Conseguimos desenvolver um método que cabe para as apresentações em qualquer uma das praças. O que percebemos é que a parte mais delicada é estabelecer qual o ponto de equilíbrio entre informar e envolver emotivamente.
Apesar de já termos algumas idéias soltas para serem encaixadas no decorrer do texto, não estamos pulando partes. Portanto, o que temos pronto é exatamente o início da narração. Algo que contribuiu muito hoje para a rapidez da produção foi revisitar as referências de textos (Cortázar e Miranda July). Amanhã, antes de retomar o trabalho, veremos mais algumas.
Até lá!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Referências

Como dissemos ontem, hoje era um dia separado para ver referências. Vimos vídeos muitos legais que serão muito últeis na construção das cenas. Além disso, discutimos muito sobre a sonoplastia, que tem papel bem importante no espetáculo.
Entre outras coisas, hoje voltamos ao filme "500 dias com ela", que foi uma referência desde o início do processo por brincar com representações do estado interno. Não vou estragar pra quem não assistiu (mesmo assim, fica a dica), mas vou colocar aqui um vídeo extra do filme que, como a própria atriz apresenta no início, pode ser assistido tanto por quem já viu o filme quanto por quem ainda não. Este vídeo é uma referência tão forte para nós quanto o próprio filme.



A partir de semana que vem, começamos as investidas na escrita do texto. Na segunda, falamos sobre isso.
Bom final de semana a todos!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Quinta das cores



Nossa quinta foi mais colorida do que o imaginado. Depois de termos pegado o pique dos teste na rua, hoje testamos três roteiros diferentes: o amarelo, o verde com roxo e o branco. As cenas mais próximas exigiram mais uma decisão de marcação por enquanto. Depois elas serão ensaiadas em espaço fechado para voltarem para a praça.
Deixamos a encenação do final ainda em aberto, vamos dar mais atenção a ela depois de uma grande conversa que teremos sobre imagens e sons desejados amanhã.
Fizemos um mapa de marcações. Ele é muito importante, já que são muitas pessoas em uma espaço muito grande. Por ele, deu pra perceber algumas necessidades específicas que alguns atores terão. Por exemplo, alguns atores terão que ter contra-regras exclusivos e outros precisam sair de cena antes que ela acabe porque têm menos tempo de locomoção.
Tudo parece muito mais concreto agora, mas não estamos pulando etapas. Queremos sempre cuidar dos detalhes ao mesmo tempo em que nos voltar para o objetivo maior de tudo. Por isso, amanhã teremos novamente um dia de recolher referências de imagens. São estas discussões e estas pausas para nos alimentar que têm feito o processo ser tão rápido com resultados provisórios tão bem sucedidos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Quarta azul



Hoje foi o dia de testar o roteiro azul, ver distâncias e necessidades de cada ação. Foi muito bom para ver que o figurino azul precisa de uma atenção especial, pois com a distância ele é mais difícil de ser percebido.
Também escrevemos algumas falas. Elas precisam soar naturais mesmo que o público da caixa não as ouça, pois as pessoas que estão perto da ação não sabem que se trata de ficção.
Amamhã, aceleramos e testamos duas fases, a amarela, e a verde com roxo. Isto porque a amarela demanda menos texto e, por isso, é mais rápida de ser pensada. A chuva, até então, tem caído na hora certa: quando já acabamos os testes práticos e precisamos sentar no café para escrevermos. Que assim continue!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Terça vermelha


A ACRUEL já retomou o processo criativo do Espaço Outro e começa os experimentos na rua hoje.
O principal objetivo desta semana é perceber como as ações são observadas à distância que cada uma propõe. Ao mesmo tempo, queremos testar a relação de cada ação com as pessoas que cruzam com elas.
Existem cinco roteiros de ações elencados por cores (nos quais a participação das pessoas aqui pelo blog foi muito importante). Hoje é o dia de testar as ações vermelhas.
O que esperar de ações vermelhas?

domingo, 24 de janeiro de 2010

ACRUEL na Gazeta do Povo

A ACRUEL está na Gazeta do Povo de hoje, que fala sobre os projetos para 2010 de dez companhias de Curitiba. Confira a matéria de Luciana Romagnolli no link abaixo.


http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=966717&tit=O-mapa-da-temporada

Abaixo, o trecho sobre a ACRUEL:

"Público encaixotado

Em maio, ACruel deve prender a atenção em quatro praças da cidade com Espaço Outro, espetáculo subsidiado pela Funarte. Em cada local, será instalada uma grande caixa transparente, de dentro da qual o público verá (e ouvirá por narração em off) a ação que se desenrola na rua, entre os passantes".

sábado, 23 de janeiro de 2010

Alice Book

A Disney e o Tim Burton estão mesmo sabendo fazer propraganda do filme "Alice no País das Maravilhas", que tem estréia em março.

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