domingo, 18 de abril de 2010

Espaço Outro


Espaço Outro é uma peça de teatro de estrutura peculiar, realizada pela ACRUEL Companhia em duas praças públicas de grande movimento na cidade de Curitiba. O público é convidado a entrar em uma grande caixa de acrílico transparente onde uma narração em off orienta o olhar. As cenas acontecem fora, espalhadas pela praça. Algumas são pequenas e infiltradas entre as pessoas comuns, outras intervêm no movimento natural do lugar. Assim, enquanto os espectadores da caixa têm uma orientação objetiva e subjetiva sobre as ações, os passantes têm uma percepção espontânea das mesmas. Estes últimos observam, ainda, a grande caixa de acrílico com indivíduos encerrados, que acaba por se transformar em uma obra das artes visuais.
São muitas as possibilidades de se relacionar com a peça, mas Espaço Outro privilegia o público da caixa. A maior característica do trabalho é dar a este o poder de Onisciência. A narração lhe permite saber mais sobre o presente, e até um pouco sobre o passado e futuro, do que as pessoas que observam de fora. Estabelece-se um jogo que permite novas visões sobre o espaço público, mais atentas e sensíveis. Mas, como todo jogo, trata-se de um desafio. O espectador deve ir descobrindo a melhor forma de lidar com a narração.
A voz condutora que se acompanha de dentro da caixa é de Lui Riveglini, um dos principais nomes do rádio brasileiro e atual voz padrão do canal televisivo AXN e trabalhos para o Discovery Channel.

Botões