quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O que muda seu dia, seu mês ou seu ano?
O que vc gosta mas nunca faz ou gostaria de fazer mas nunca fez?
Qual nova chance você gostaria de ter ou você teve?
Quais são seus pequenos prazeres?
E suas pequenas frustrações?
Queremos saber.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A receita

Depois de uma semana de discussões e esclarecimentos, entraremos agora na criação cênica. Ela será toda baseada em uma "receita" para a composição desta obra. Esta receita envolve objetivos artísticos e estratégia de ação. Abaixo, selecionei um pouco da receita para apresentar a vocês. Aproveitem:

A caixa transparente, o espaço outro neste espetáculo, não é o local para a ação. Ela é o instrumento que dá ao público a habilidade de leitor onipotente – aquele que percebe e observa algo a mais na realidade. Os performers na rua estão inseridos no espaço real, naquele em que a vida deste leitor (que neste momento só tem a opção de ler) acontece.

A obra Espaço Outro, além de cuidar da fruição artística, possui um segredo a ser desvendado, um desafio às habilidades cognitivas do espectador. Este desafio é apenas um convite, não há a obrigação de se aceita-lo para estar inserido na obra, pode-se apenas deliciar-se com a potência das imagens.

Espaço Outro tem uma estrutura ligada a preposição “re”. A repetição acontece do início ao fim do espetáculo. A cada nova, tem-se uma espécie de nível diferente do jogo, onde é possível refazer/reviver/reciclar/re-significar as ações.
As cores auxiliam nesta re-significação, na expressão do estado interno.
Apesar do "re" ser uma volta ao passado, ele caminha para o futuro, como na idéia da contagem regressiva.

Bom, por enquanto adianto isso. Mais adiante, conversamos um pouco mais. Até!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Que tal participar do processo de criação do espetáculo Espaço Outro da ACRUEL?
Basta nos ajudar fazendo um joguinho inspirado no STOP. Escolha uma cor e cada correspondência para ela de acordo com a lista abaixo. Mais ou menos assim: se azul fosse uma parte do corpo, qual seria? Cada item deve ter apenas uma resposta.
É só colar tudo nos comentários e postar. Vamos lá?

1.Cor que você escolheu:

2.Correspondências

Nome de pessoa:
Objeto:
Fruta:
Cidade/Estado/País:
Parte do corpo:
Flor:
Carro:
Meu espaço outro:
Cheiro:
Sentimento:
Sensação:
Lembrança:
Ação:
Dança:
Música:
Pessoa:

News

A ACRUEL está desenvolvendo um site pra você poder ter acesso as informações sobre os nossos projetos de forma organizada. Em breve, ele estará online.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

News

A ACRUEL está retomando o processo criativo do Espaço Outro.
Ainda não podemos revelar questões criativas.
Mas já temos boas novidades, a data de temporada, é maio de 2010.
Em breve, mais novidades.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Espaço Outro nas ruas em 2010

Oba, oba! Sorriam! A ACRUEL Companhia tem uma ótima novidade para todos: nós fomos aprovados no edital da Funarte, o que significa que o projeto Espaço Outro será subsidiado e estará nas ruas de Curitiba em breve.

Espaço Outro é um projeto que pretende a instalação de uma caixa portátil transparente em diversos espaços públicos de Curitiba. O público assiste ao espetáculo de dentro desta construção, junto a uma narração. Lá fora, infiltrados em meio aos transeuntes, estão os atores que conduzem a ação.

Apreciem como será a caixa no desenho abaixo. Ainda no primeiro semestre de 2010, ela estará nas ruas.


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Filme "Irmãos Grimm"

Pra quem ainda não viu, este o o filme dos Irmãos Grimm, que mistura todas as referências das histórias deles. É bem interessante!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Celebridades no mundo das fadas

A Disney continua a fotografar celebridades como personagens de contos de fadas. Esta abaixo é a atriz Juliane Moore, que com seus belos cabelos ruivos ficou perfeita como a Pequena Sereia (clique na foto para aumentar).

O belo casal de High School Musical, Zac Efron e Vanessa Hudgens reproduzem a cena do desenho animado da Disney, A Bela Adormecida, como o Príncipe Philip e a Princesa Aurora.
Eles foram fotografados pela expert Annie Leibovitz para a edição 23 da revista da Disney.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Perrault e Capinha Vermelha


O lobo consegue entrar na casa da avó fingindo ser Capinha Vermelha e engole imediatamente a velhinha. Na história de Perrault o lobo não se disfarça de avó. Simplesmente deita-se na cama dela. Quando Capinha chega, o lobo pede-lhe que se deite com ele. Capinha Vermelha tira a roupa e entra na cama, quando então se espanta com a aparência desnuda da avó, e exclama: "Vovó, que braços enormes você tem!", ao que o lobo responde: - "São para te abraçar melhor!" - Capinha então diz: - Vovó, que pernas grandes você tem!" - e recebe como resposta: - "São para correr melhor!" - Seguem-se a este dois diálogos, (que não ocorrem na versão dos Irmãos Grimm), perguntas bem conhecidas sobre os olhos, orelhas e dentes grandes da Avó".

Quando Perrault publicou sua coleção de contos de fadas em 1697, Capinha Vermelha já era uma história antiga, com elementos que remontavam a tempos atrás. Existe o mito de Cronos onde ele engole os filhos que de modo miraculosoconseguem sair de seu estômago, e no lugar deles colocam pedras pesadas. Há uma história Latina, de 1023 (de Egberto de Lièges, chamada Fecunda ratis), na qual uma menininha é descoberta na companhia dos lobos; a menina usa uma manta vermelha, de grande importância para ela, e os estudiosos dizem que esta manta era um capuz vermelho. Aqui, então, seis séculos ou mais antes da estória de Perrault, encontramos alguns elementos básicos de Capinha Vermelha: uma menina com um capuz vermelho, a companhia dos lobos, uma criança sendo devorada viva que retorna incólume, e uma pedra colocada no lugar da criança.

Há outras versões de Capinha Vermelha, mas não sabemos qual delas influenciou Perrault na sua narrativa. Em algumas o lobo faz Capinha Vermelha comer a carne da avó e beber seu sangue, apesar de vozes advertirem-na do contrário.
(p. 204)

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pelo buraco da fechadura

Querem saber um pouco sobre como anda o processo do espetáculo "É uma vez e para sempre"? Vai aqui uma ou duas olhadas rápidas pelo buraco da fechadura:

A ACRUEL já tem o projeto base dos figurinos para o espetáculo.
Teremos em cena um falso mundo de cristal, um cristal plastificado e pop.
Os figurinos serão desenhados pelas talentosas artistas Fabianna Pescara e Renata Skrobot.

O roteiro foi escrito aos moldes do cinema: sentadas em uma mesa, tomando café, conversando, criando e escrevendo. Toda a sua base está fechada. Ele mistura leveza e comicidade às tragédias naturais dos contos de fadas. Não revela de modo óbvio como são as histórias originais (quem anda acompanhando o blog já conhece tudo isso), mas se baseia inteiramente nestas versões revelando seus lados muito mais cruéis e grotescos em relação as versões infantis.

Agora, iremos entrar em fase de criação em sala de ensaio. A partir daqui, novos colaboradores começam a participar do processo. Serão diferentes pessoas, já que a peça pretende atingir uma ampla gama de gostos.

Estamos em em trânsito de fechar os locais das temporadas (sim, já tem mais de uma em vista). Teremos novidades até o fim do mês.


Por enquanto é só. Mas continue acompanhando e sabendo mais.

Botões