quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Contos de fadas despidos de lições

Em sua forma original, os contos de fadas traziam doses fortes de adultério, incesto, canibalismo e mortes hediondas. Originalmente concebidos como entretenimento para adultos, os contos de fadas eram contados em reuniões sociais, nas salas de fiar, nos campos e em outros ambientes onde os adultos se reuniam. Por isso, muitos dos primeiros contos de fada incluíam exibicionismo, estupro e voyeurismo.

Segundo Cashdan "a crença de que os contos de fada contêm lições pode ser, em parte, creditada a Perrault, cujas histórias vem acompanhadas de divertidas 'morais', muitas das quais inclusive rimadas".

Mas o autor se opõe: "os contos de fada possuem muitos atrativos, mas transmitir lições não é um deles".

2 comentários:

  1. "Por isso, muitos dos primeiros contos de fada incluíam exibicionismo...e voyeurismo."

    Poxa, e o que aconteceu que eles ficaram tão ruins??

    ResponderExcluir
  2. RESP: Primeiro apreceu um francêss chamado Perrault que amenixou tudo e transformou tudo em lição de moral. Isso pq ele contava as histórias na Corte e não podiam ser indescentes. Aí os tais dos alemães dos irmãos Grimm resolveram pegar as versões já amenas e adaptar pra crianças. Como eles publicaram estas histórias (as versões originais eram só orais) e depois a Disney ainda fez filme da maioria, é isso que as pessoas conhecem...

    ResponderExcluir

Botões