terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mais um passo e o fim

EEE! Todos de volta de feriados prolongados e aniversários próprios e de cônjuges, cá estamos trabalhando. E veja só, já encerramos o texto do roxo e verde. Devo confessar que a rapidez com que ele foi produzido se deve a sua forma simplificada, mas foi tudo muito bem pensando para chegarmos a ela que, sim, merece este lugar. Ela sintetiza tudo o que pensávamos sobre este roteiro e abre todas as portas para as possibilidades de leitura que são caras a ele.

Agora, estamos nos defrontando com nosso maior medo: o grand finale, o roteiro branco. Muito ainda está nebuloso sobre ele. Sabemos o que queremos com ele, sabemos o que ele precisa dizer, mas ainda não sabemos como (eu sei, eu sei, não temos o mais importante). O nosso desafio é chegar lá até a sexta-feira desta semana. Medo.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Maior Flash Mob

O maior flash mob da história foi perfomado pelo Black Eyed Peas. Vale a pena ver:

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Iei! Mesmo com nossa pausa para resolver a produção, deu tempo de cumprir o cronograma. Acabamos o roteiro azul e, a princípio, também o amarelo. Claro que tudo isso ainda vai passar pela avaliação de terceiros. E pela nossa. Com o roteiro azul, que criou um linguagem bem própria, já estamos pensando no que exatamente rever no roteiro vermelho: a objetividade.
Tivemos alguma discussão sobre o que queremos com os próximos roteiros. Mas vamos nos dar este tempo do carnaval para amadurecer as idéias.

Mudando de saco pra mala, nosso material gráfico já vai começar a ser criado. Durante o Festival de Curitiba, faremos alguns Flash Mobs para divulgação do espetáculo. Gostaríamos da participação de todos! Basta confirmar presença.
Mais notícias em breve. Fique atento!

Tenha um ótimo carnaval!!!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Produção

Pausamos o processo criativo. Estamos resolvendo muitas coisas práticas para viabilizar o espetáculo. Amanhã, vamos finalizando as coisas pra poder parar pro carnaval.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Azul profundo

Estamos no segundo roteiro, o azul, e quebrando a cabeça no que parece ser o roteiro mais difícil (ou tenhamos dado a ele esta responsabilidade). Produzimos muito material, o que é ótimo no que trata de conteúdo, e bastante complicado na hora de selecionar, recortar, colar e re-fazer. Mas, na minha opinião bem particular, conseguimos o mais complicado, dar uma cara bem específica a este roteiro, uma estrutura e linguagem própria.
Como a parte de produzir e discutir linguagem nos tomou bastante tempo, ainda estamos no início da formatação do texto final. Mas acredito que as coisas podem começar a caminhar mais rápido no ensaio de hoje.
Paralelamente, estamos ouvindo opiniões e reflexões sobre o roteiro vermelho. Algumas coisas ainda estão em aberto nele.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Bela Adormecida da Avó Grimm


Granny O Grimm's Sleeping Beauty
O Curta está concorrendo ao Oscar de curtametragem de animação
O proprio titulo sugere o que vamos ver, A Bela Adormecida da Vovó Grimm. Uma velhinha aparentemente doce conta a história da Bela Adormecida do ponto de vista da fada mais velha, que procura vingar-se por não ter sido convidada para o baptismo real com as fadas mais belas e mais novas, ainda cheias de vigor.
Nicky Phelan
Irlanda / Ireland [2008]
duração: 00:05:00
Argumento: Kathleen O’Rourke
Com: Kathleen O’Rourke  
produção: Brown Bag Films
 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Do segundo dia de criação dramatúrgica

Ontem, repetimos o processo do primeiro dia. Estamos nos focando no texto do roteiro vermelho, porque os próximos serão feitos em relação a ele.
Parece mágica, a criação está muito frutífera. Claro que, em seguida, vem a fase de por em teste, de ver segundas, e até sextas, opiniões e ainda de ver como tudo isso funciona na voz. Vai ser importante testá-lo com alguém que não conhece nada sobre a peça, porque precisamos saber até que ponto a subjetividade pode atrapalhar a compreensão objetiva do que se passa na rua.
Esta é a fase do frio na barriga, de pensar que você pode estar achando tudo ótimo por pura inocência, que logo você vai ouvir o quão frágil ou tosco está tudo isso. Na criação, é sempre este o risco que se corre.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Início da construção do texto

A tentativa ao começar escrever o texto da narração em off da caixa foi, como exercício, ser o mais objetivo possível, como se a narração fosse uma grande rubrica. Mas tudo caminhou, mais uma vez, mais rápido do que imaginávamos e pulamos para a próxima fase de forma natural. Ou seja, o texto já está sendo escrito no formato final.
Dentro deste formato acabado, tivemos que decidir os pontos de referências para os locais das ações. Conseguimos desenvolver um método que cabe para as apresentações em qualquer uma das praças. O que percebemos é que a parte mais delicada é estabelecer qual o ponto de equilíbrio entre informar e envolver emotivamente.
Apesar de já termos algumas idéias soltas para serem encaixadas no decorrer do texto, não estamos pulando partes. Portanto, o que temos pronto é exatamente o início da narração. Algo que contribuiu muito hoje para a rapidez da produção foi revisitar as referências de textos (Cortázar e Miranda July). Amanhã, antes de retomar o trabalho, veremos mais algumas.
Até lá!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Referências

Como dissemos ontem, hoje era um dia separado para ver referências. Vimos vídeos muitos legais que serão muito últeis na construção das cenas. Além disso, discutimos muito sobre a sonoplastia, que tem papel bem importante no espetáculo.
Entre outras coisas, hoje voltamos ao filme "500 dias com ela", que foi uma referência desde o início do processo por brincar com representações do estado interno. Não vou estragar pra quem não assistiu (mesmo assim, fica a dica), mas vou colocar aqui um vídeo extra do filme que, como a própria atriz apresenta no início, pode ser assistido tanto por quem já viu o filme quanto por quem ainda não. Este vídeo é uma referência tão forte para nós quanto o próprio filme.



A partir de semana que vem, começamos as investidas na escrita do texto. Na segunda, falamos sobre isso.
Bom final de semana a todos!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Quinta das cores



Nossa quinta foi mais colorida do que o imaginado. Depois de termos pegado o pique dos teste na rua, hoje testamos três roteiros diferentes: o amarelo, o verde com roxo e o branco. As cenas mais próximas exigiram mais uma decisão de marcação por enquanto. Depois elas serão ensaiadas em espaço fechado para voltarem para a praça.
Deixamos a encenação do final ainda em aberto, vamos dar mais atenção a ela depois de uma grande conversa que teremos sobre imagens e sons desejados amanhã.
Fizemos um mapa de marcações. Ele é muito importante, já que são muitas pessoas em uma espaço muito grande. Por ele, deu pra perceber algumas necessidades específicas que alguns atores terão. Por exemplo, alguns atores terão que ter contra-regras exclusivos e outros precisam sair de cena antes que ela acabe porque têm menos tempo de locomoção.
Tudo parece muito mais concreto agora, mas não estamos pulando etapas. Queremos sempre cuidar dos detalhes ao mesmo tempo em que nos voltar para o objetivo maior de tudo. Por isso, amanhã teremos novamente um dia de recolher referências de imagens. São estas discussões e estas pausas para nos alimentar que têm feito o processo ser tão rápido com resultados provisórios tão bem sucedidos.

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