quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Documento da III Conferência Municipal de Cultura
Confira o documento aprovado na Plenária Final aqui.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Vídeo de Espaço Outro
Desvio para o Azul no Festival de Curitiba
Texto e direção: Ana Ferreira.
Elenco: Emanuelle Sotoski e Vivian Schmitz.
Em breve, mais informações.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Vídeo da Hey, Hey, Hey
Hey, você está aqui!
É um alívio que o meu chamado tenha chegado até você. Há algo que é preciso que você descubra. Não posso falar muito por escrito, e muito provavelmente você nem acreditaria caso não visse com seus próprios olhos. De outro modo, não seria bem visto que eu estivesse aqui em pessoa para te dizer. Mas acredito que este local poderá lhe fornecer uma merecida informação, uma que não lhe foi permitida saber até agora, e não posso mais concordar que não lhe seja revelada.
Observe atentamente as pistas que lhe são dadas aqui dentro. Se você conseguir captá-las, poderá responder ao porteiro da sala final quem é você. Dê a ele a resposta que ele quer, jogue o seu jogo. Se estiver mesmo certa, você poderá ver o que acontece lá.
Cuidado para não se perder. Aconselho que pegue um mapa do local e faça o percurso indicado. Não se prenda às respostas dos outros, fique atento ao papel que você escolheu.
É isso, basta responder:
Quem é você?
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
Leve a resposta correta a sala final.
O jogo começou. Jogue o jogo deles.
domingo, 6 de novembro de 2011
O Coletivo na Gazeta
Desvio para o Azul é uma leitura dramática da Acruel Companhia – a mesma que instalou uma gaiola de acrílico gigante pelas praças da cidade durante o Festival. O texto, de Ana Ferreira, começa com um diálogo realista, que aos poucos vai assumindo profundidades mais intimistas. “Essa é minha primeira experiência como diretora, e depois pretendo mostrar o trabalho no Festival de 2012”, revela Ana.
Confira a matéria completa.
domingo, 30 de outubro de 2011
Na Virada
![]() |
Performance, às 19h. |
![]() |
Leitura Dramática, às 21h. |
Na Virada Cultural de Curitiba.
Dentro da programação do Coletivo Pequenos Conteúdos.
Sábado, 5 de Novembro
Teatro Novelas Curitibanas - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 - São Francisco - Curitiba - Estacionamento próprio, sem custos.
ENTRADA FRANCA.
domingo, 16 de outubro de 2011
Virada da ACRUEL
Desta vez a ACRUEL participará duplamente, com uma performance e uma leitura dramática. Estaremos sediadas no Teatro Novelas Curitibanas, junto a outras companhias cujos trabalhos também vamos acompanhar.
Às 19h, apresentamos a performance Hey, Hey, Hey. Ela se trata de um jogo, espalhado pelo espaço do teatro, desafiante em diferentes maneiras. Cada um joga individualmente, a seu tempo, com suas referências e até onde quiser.
Às 21h, apresentamos a leitura Desvio para o azul, texto e direção de Ana Ferreira e interpretação de Emanuelle Sotoski e Vivian Schmitz. Uma obra cheia de tensão e de lirismo, que trata de duas mulheres que sempre se encontram em um banheiro, enquanto tomam cada uma seu banho. Que trata de intimidade, de se tocar pela fala, de se encontrar nas ficções provisórias, de se perder na experiência do tempo e do espaço. E de se perder cada vez mais, impossivelmente mais.
A entrada é franca.
As apresentações são únicas.
Esperamos vocês lá.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Chaves e Chapolin juntos em Branca de neve e os setes churi churin fun fláis.
Para quem ainda não sabe o SBT divulgou no começo do mês que irá transmitir episódios inéditos de Chaves encontrados nos arquivos da emissora. Eles estão sendo restaurados, e serão exibidos durante esse mês. Bem na verdade eles não são inéditos e sim episódios perdidos, eles já foram exibidos pelo SBT na década de 1980 e deixaram de ser exibidos no ano de 1992, por problemas técnicos.
O primeiro deles foi exibido no dia 1º e como era de se esperar alcançou pico de audiência do horário (às 18h). Além de O Bilhete de Loteria, o primeiro deles, já estão confirmadas as exibições de Os Espíritos Zombeteiros partes 1 e 2, A Pichorra, O Radinho do Kiko, As Panquecas da Dona Clotilde e Brincando de Atropelamento. Os episódios estão indo para a telinha sem aviso prévio. É preciso ficar de olho e observar se tem um selinho no canto da tela escrito episódio perdido.
O SBT não mencionou nada sobre o Chapolin então nos adiantamos e fomos atrás de um dos mais divertidos episódios do seriado. Qual fã não se lembra da famosa musiquinha churichurinfunfláis? Para quem não sabe a historia é divida em três partes, mas infelizmente a última nunca foi ao ar no Brasil. A surpresa é que conseguimos achar o final do episodio. Por ainda ser inédito no Brasil ele nunca foi dublado, mas não se preocupem porque tem legenda. É hora de se divertir e finalmente saber o que acontece com a Branca de Neve, os anões, e a bruxa.
Parte I
Parte II
Parte III: Inédita.
domingo, 14 de agosto de 2011
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
CORREÇÃO - local de apresentação de Espaço Outro em Joinville
Espaço Outro
Às 15h na Praça da Bandeira - Ao lado do Terminal Central de ônibus - Centro, Joinville / SC
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Duas Brancas de Neve

O segundo parece ser uma versão mais moderna da história, provavelmente terá um tom mais sombrio do que o conto original. Pelas imagens parece ser voltado mais para um público adolescente do que para um público infantil. Previsto para ser lançado no dia 1 de junho de 2012. O filme Snow White and the Huntsman, será estrelado por Kristen Stewart, que fez sucesso na saga Crepúsculo, o longa provavelmente terá um tom mais sombrio do que o conto original. Além de Kristen, o filme terá ainda a participação de Charlize Theron, que vai interpretar a Rainha Má, e de Chris Hemsworth, famoso por viver o super-herói Thor nos cinemas e que será o lenhador na história. Com direção de Rupert Sanders e produção de Joe Roth o mesmo produtor de Alice no País das Maravilhas, a idéia, segundo o produtor, é transformar sua versão moderna do conto em uma trilogia. Vamos aguardar!
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Espaço Outro em Joinville
Joinvilenses, não percam!
Em Espaço Outro, o público é convidado a entrar em uma grande caixa de acrílico transparente onde uma narração em off orienta para onde olhar. As cenas acontecem fora, espalhadas pela praça. Algumas são pequenas e infiltradas entre as pessoas comuns, outras intervêm no movimento natural do lugar. Somente os espectadores da caixa sabem tudo o que está acontecendo e observam a percepção espontânea dos passantes.
domingo, 10 de julho de 2011
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Branca de Neve morta. A sentença da madrasta finalmente se realizou
Há muito tempo atrás, os “contos de fadas” surgiram como estórias para serem contadas para adultos. Em seus enredos falavam de assassinato, incesto, sexo, culpa, luxúria. Com o tempo, e uma ajuda de alguns escritores (os irmãos Grim, por exemplo), certos contos foram passando para serem contados para crianças, com enredos mais sutis, com violência sendo maquiada, mas ainda mostrando sentimentos de inveja, luxúria, medo, cobiça.
O artista plástico Bruno Vilela com sua interessante e criativa exposição “Bibbdi Bobbdi Boo” série de fotografias nos leva de volta ao passado onde os contos ao são nada sutis. Suas fotografias apresentam as heroínas de alguns contos famosos, como Branca de Neve ou Alice no País das Maravilhas, em situações inusitadas, muitas vezes mórbidas e até mesmo perturbadoras. As personagens são encontradas sempre em forma misteriosa, vinda de algum canto, indo para algum canto, sujas de sangue, e nunca com tais motivos revelados.
O que teria acontecido com a chapeuzinho para que estivesse andando com as mãos sujas de sangue? O que teria acontecido com a linda princesa deitada na lama em um dia tão belo, suja de sangue? Teria se embebedado, caído, sido violentada por algum “príncipe” impaciente?
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Sim, estamos aqui!
Em breve, colocarei aqui algumas fotos dos nossos encontros...
É Uma Vez e Para Sempre
Texto: Ana Ferreira e Emanuelle Sotoski
Direção: Márcio Mattana
Elenco: Ana Ferreira, Emanuelle Sotoski e Renato Sbardelotto.
Iluminação: Beto Bruel
Cenários: Renata Stroboski
Figurinos: Fabianna Pescara
Produção: Bia Reiner
É Uma Vez e Para Sempre faz referência às versões originais dos contos de fadas, antigamente contados em reuniões sociais entre adultos como forma de diversão. Traziam doses fortes de adultério, incesto, canibalismo, tortura, mutilações e mortes hediondas, por isto acabaram sendo modificados para se adequar a moral da sociedade, mas mantiveram obscuramente questões mal resolvidas na nossa cultura.
O texto dramático deste projeto se baseia nestas versões para retrabalhar um tema sufocado culturalmente, mesmo que ainda vivo: o desejo aliado à crueldade inerente ao ser humano, o prazer em suas diversas faces.
A peça é realizada em uma casa e a cada novo cômodo no qual o espectador é convidado a entrar acontece uma imersão em outro mundo, dado pela ambientação cenográfica e pela composição de luz. Mesmo que seja diferente do anterior, cada novo lugar vem sempre carregado de uma estranheza, de uma qualidade sombria e aterradora que perpassa a peça como um todo, mesmo dentro de suas variações.
domingo, 1 de maio de 2011
É divulgado o primeiro poster do filme “A Bela Adormecida”
O nome pode até parecer o de um conto de fadas, mas na nova versão de A Bela Adormecida(Sleeping Beauty), de Julia Leigh, a personagem principal não é uma princesa tão indefesa. Segundo o site Slash Film, o longa é estrelado por Emily Browning, e conta a história de uma estudante que se torna uma garota de programa especializada em um serviço diferente: ela trabalha enquanto está drogada e inconsciente, e não se lembra de seus clientes depois. O elenco ainda conta com Michael Dorman, Mirrah Foulkes e Rachael Blake. Ainda não foi divulgada uma data de estreia.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
ACRUEL na Folha de São Paulo
REFERÊNCIAS AO TRASH
Também houve um lado B interessante, dentro do próprio Fringe. A companhia Acruel, por exemplo, confinou a plateia em um cubo de acrílico, com lotação para 20 pessoas, em uma praça no centro da cidade.
Lá dentro, uma voz orientava os espectadores a observar a representação no espaço público, com um desfecho delirante, em que o elenco dançava a coreografia do filme "Dirty Dance" ao som do hit "The Time Of My Life".
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/900954-cerca-de-200-mil-pessoas-passam-pelo-festival-de-curitiba.shtml
domingo, 10 de abril de 2011
sábado, 9 de abril de 2011
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Dica do site Em cartaz
"Pensar que muitas pessoas à sua volta, em uma simples praça, podem estar vivendo momentos especiais da vida. Recortes pequenos, momentos íntimos, mas que são parte essencial da vida. O que você quer da vida? Que cor você quer em sua vida?
Seriam essas as perguntas feitas ao final de Espaço Outro, peça encenada na Praça Santos Andrade pela Acruel Companhia. Como o nome diz, o espaço do público é outro: é dentro de uma caixa acrílica transparente. E é de lá que vemos o que acontece ao nosso redor, a partir de uma gravação em off.
Claro que, o fato de somente quem está na caixa saber o que está acontecendo lá fora, proporciona alguns risos, porque as pessoas que estão nos bancos da praça ou nos pontos de ônibus não fazem a mínima ideia porque tem um casal brigando ou um homem de roupão atravessando o local.
Vale a pena conferir".
http://emcartaz.net/teatro/espaco-outro/
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Na Gazeta
terça-feira, 5 de abril de 2011
domingo, 3 de abril de 2011
Trecho de ontem
Coletiva de imprensa
Ivam Cabral, dos Satyros, entrevista Thiago Inácio, organizador da mostra |
Ana Ferreira fala sobre Espaço Outro da ACRUEL |
Ana Ferreira fala sobre Espaço Outro da ACRUEL |
segunda-feira, 28 de março de 2011
Convite!
Algumas ações são pequenas e infiltradas entre as pessoas comuns, outras intervêm no movimento natural do lugar. Assim, enquanto os espectadores da caixa têm uma orientação objetiva (só eles sabem tudo o que está acontecendo) e subjetiva sobre as ações, os passantes têm uma percepção espontânea das mesmas. Estes últimos observam, ainda, a grande caixa de acrílico com indivíduos encerrados, que acaba por se transformar em uma obra das artes visuais. Desta forma, todo público que observa, é também observado por outro.
Mesmo que existam muitas formas de se relacionar com a peça, Espaço Outro privilegia o público da caixa. A maior característica do trabalho é dar a estas pessoas o poder de Onisciência. A narração lhes permite saber mais sobre o presente, e até um pouco sobre o passado e futuro, do que as pessoas que vêem de fora.
A caixa é um ponto de observação do espaço público e das histórias que ele conta, porém o caráter fictício transforma seu significado. Este jogo entre realidade e representação teatral permite novas visões sobre este ambiente, mais atentas e sensíveis. Mas, como todo jogo, trata-se de um desafio. O espectador deve ir descobrindo a melhor forma de lidar com a narração.
Ficha técnica:
Texto e direção: Ana Ferreira, Emanuelle Sotoski e Rubia Romani.
Interpretação: Ana Ferreira, Emanuelle Sotoski, Alessandro Ferreira, Cláudia Souza, Eduardo Walger, Elton Krug, Isadora Terra, Juliana Gomes, Renato Sbardelotto, Roger Batista, Vida Santos, Vivian Schmitz.
Narração: Lui Riveglini, Vivian Schmitz, Ana Ferreira, Luiz Bertazzo, Emanuelle Sotoski e Cleydson Nascimento.
Produção Sonora: Daniel Starck.
Realização: ACRUEL Companhia
Serviço:
Sexta - 01/04 - 15h
Sábado - 02/04 - 17h
Sexta - 08/04 - 17h
Sábado - 09/04 - 15h
Praça Santos Andrade (em frente ao teatro Guaíra).